Texto para discussão 25/2005

Impacto econômico das universidades estaduais do Paraná
Cássio Rolim*, Maurício Serra*

Introdução
Este projeto decorre da demanda da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estado do Paraná por um estudo avaliando o impacto econômico das universidades estaduais do Paraná sobre as suas regiões. Inicialmente ele havia sido concebido para analisar todo o sistema estadual de ensino superior e para ser executado por uma equipe composta por cinco professores e um número elevado de alunos. A restrição em mais de 75% do seu orçamento inicial obrigou a sua transformação em um estudo com algumas considerações de ordem geral sobre o sistema estadual como um todo e a concentração em determinados aspectos tomando como referencia as universidades estaduais de Londrina e Maringá O projeto decorre de um convenio entre a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do estado do Paraná e a FUNPAR, tendo como entidade parceira a UFPR por intermédio do Departamento de Economia. Por outro lado ele é parte integrante do projeto da OCDE Supporting the Contribution of Higher Education Institutions to Regional Development (2004/2006) do qual fazem parte 12 universidades de dez regiões em diversos países. O Paraná será o único estado de um país não membro da OCDE a participar do projeto.

* Professores do Programa de Pós-graduação de Desenvolvimento Econômico da Universidade Federal do Paraná (PPGDE-UFPR).

Continuação (slides do texto): PowerPoint (PowerPoint - 615 KB)