Texto para discussão 20/2006

Human capital quality in the brazilian states
Luciano Nakabashi*, Márcio A. Salvato**

A qualidade do capital humano parece ser uma característica de extrema importância para não ser levada em conta na análise dos efeitos deste fator sobre o nível e a taxa de crescimento da renda por trabalhador. Esta é a principal razão para o surgimento de muitos estudos que fazem um esforço no sentido de se introduzir alguma proxy para capital humano que incorpore aspectos qualitativos deste fator. O objetivo do presente estudo é fazer uma análise empírica dos impactos diretos do capital humano sobre o nível e o crescimento da renda por trabalhador nos estados brasileiros através do uso de uma proxy que incorpore aspectos quantitativos e qualitativos deste fator. O período de análise é 1970-2000, com dados para os anos 1970, 1980, 1991 e 2000. Os metódos empregados são Mínimos Quadrados Ordinários (MQO), Mínimos Quadrados Ponderados Iterativo e Dados de Painel.

Palavras-chave: qualidade do capital humano; renda por trabalhador; análise empírica para os Estados brasileiros; mínimos quadrados ponderados iterativo; dados de painel.

Abstract
Quality of human capital seems to be an extremely important feature to be disregarded in the evaluation of this factor impacts on income per worker (rate of growth and level). This is the reason for the emergence of many recent studies which includes some variable that takes into account the quality of human capital. The present study’s goal is to make an empirical analysis by using a human capital proxy that takes into account quantitative and qualitative aspects of this factor to measure with a higher level of accuracy the human capital direct impacts on Brazilian States output level in the years 1970, 1980, 1991, and 2000. The methods employed are Ordinary Least Squares (OLS), Iteratively Reweighted Least Squares (IRLS) and Panel Data regressions.

Keywords: human capital quality; income per worker; empirical analysis of the Brazilian states; iteratively reweighted least squares; panel data.

* Doutor em economia pelo Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional da Universidade Federal de Minas Gerais (CEDEPLAR/UFMG) e professor do Departamento de Economia da Universidade Federal do Paraná (UFPR).
** Doutor em Economia Pela Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro e professor adjunto da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG) e do Instituto Brasileiro de Mercados de Capitais de Minas Gerais (IBMEC-MG).