Texto para discussão 21/2006
Empresas transnacionais e investimento direto estrangeiro: um survey das principais abordagens
Terezinha Saracini*, Nilson de Paula**
Resumo
Embora as abordagens tradicionais sobre IDE o descrevam apenas
como o estabelecimento de unidades produtivas em mercados estrangeiros, o
caráter global da moderna corporação vem se tornando um grande desafio para
as análises sobre aquele fenômeno. A discussão apresentada neste artigo
enfatiza as estratégias de internacionalização das empresas a partir da posse de
um conjunto de ativos específicos (unique assets), criadores de "vantagens de
propriedade" como economias de escala, conhecimento, sistemas de distribuição
e diversificação de produtos. Assim, as firmas se internacionalizam a partir da
concentração de capital e do maior poder de mercado adquiridos nacionalmente.
Portanto, a inserção em outros países tem como objetivo a manutenção do poder
de mercado da firma transnacionalizada e, em última instância, a apropriação de
uma taxa de lucro supranormal. Além disso, em seu processo de expansão
externa, a firma pode optar por internalizar suas atividades através de
filiais/subsidiárias, ou relegar funções ao mercado buscando outras firmas para
conduzir algumas de suas atividades.
Palavras-chave: investimento direto estrangeiro; empresas transnacionais; crescimento da firmas.
* Professora do Departamento de Economia da Universidade Estadual de Londrina (UEL).
** Professor do Departamento de Economia da Unversidade Federal do Paraná (UFPR).
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