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Texto para discussão 21/2006

Empresas transnacionais e investimento direto estrangeiro: um survey das principais abordagens
Terezinha Saracini*, Nilson de Paula**

Resumo
Embora as abordagens tradicionais sobre IDE o descrevam apenas como o estabelecimento de unidades produtivas em mercados estrangeiros, o caráter global da moderna corporação vem se tornando um grande desafio para as análises sobre aquele fenômeno. A discussão apresentada neste artigo enfatiza as estratégias de internacionalização das empresas a partir da posse de um conjunto de ativos específicos (unique assets), criadores de "vantagens de propriedade" como economias de escala, conhecimento, sistemas de distribuição e diversificação de produtos. Assim, as firmas se internacionalizam a partir da
concentração de capital e do maior poder de mercado adquiridos nacionalmente. Portanto, a inserção em outros países tem como objetivo a manutenção do poder de mercado da firma transnacionalizada e, em última instância, a apropriação de
uma taxa de lucro supranormal. Além disso, em seu processo de expansão externa, a firma pode optar por internalizar suas atividades através de filiais/subsidiárias, ou relegar funções ao mercado buscando outras firmas para conduzir algumas de suas atividades.

Palavras-chave: investimento direto estrangeiro; empresas transnacionais; crescimento da firmas.

* Professora do Departamento de Economia da Universidade Estadual de Londrina (UEL).
** Professor do Departamento de Economia da Unversidade Federal do Paraná (UFPR).

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