Texto para discussão 17/2007

Um modelo macrodinâmico pós-keynesiano de simulação para uma economia aberta
Marcelo de Oliveira Passos*, José Luís Oreiro**

O objetivo deste artigo é apresentar um modelo macrodinâmico pós-keynesiano de simulação para uma economia aberta com câmbio flutuante e mobilidade imperfeita de capitais. Após a apresentação da estrutura básica do modelo, procede-se a simulação computacional do mesmo, a partir da qual são inferidas as trajetórias dinâmicas das variáveis endógenas. As trajetórias simuladas replicam alguns traços gais da dinâmica capitalista, em particular a ocorrência de crescimento cíclico, ou seja, flutuações de caráter irregular da taxa de crescimento do produto real. No que se refere à macrodinâmica externa do modelo aberto, a interação dinâmica entre o câmbio real e o saldo comercial no longo prazo permite supor que, em períodos nos quais há apreciação da taxa de câmbio real, o saldo comercial além de cair apresenta sua volatilidade reduzida. Um outro resultado importante obtido a partir do modelo aqui apresentado é a existência de uma tendência de longo-prazo para o aumento do grau de financeirização da riqueza, ou seja, um aumento da participação da riqueza financeira na riqueza total dos capitalistas dessa economia.

Palavras-chave: macroeconomia aberta; economia computacional; modelos de simulação; economia pós-keynesiana.

JEL: E12; F43, E37

* Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Econômico da Universidade Federal do Paraná (PPGDE/UFPR). Analista de projetos de desenvolvimento do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE). Professor da Universidade Tuiuti do Paraná (UTP).
** Doutor pelo Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IE/UFRJ). Professor do Departamento de Economia da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).