Texto para discussão 19/2007

Uma revisão dos argumentos keynesianos sobre os determinantes do equilíbrio de longo prazo com desemprego involuntário
Fabrício J. Missio*, José Luís Oreiro**

Após a publicação da Teoria Geral, do Emprego do Juro e da Moeda (TG), estabeleceu-se um intenso debate na literatura econômica sobre a principal proposição de que o equilíbrio de longo-prazo das economias capitalistas se caracteriza pela existência de desemprego involuntário da força de trabalho. A visão consensual que emergiu desse debate - conhecida como síntese neoclássica - acabou por determinar o triunfo da teoria clássica, ou seja, a visão segundo a qual o equilíbrio de longo-prazo das economias capitalistas se carateriza pelo pleno-emprego da força de trabalho. A TG foi vista como um caso particular da teoria classica, um caso no qual o desemprego involuntário emerge como resultado da rigidez de preços e salários nominais. Nesse sentido, o objetivo do presente trabalho é retomar os argumentos da TG buscando mostrar que a interpretação convencional da TG, ao fazer uma interpretação equivocada da referida obra, obscurece as contribuições e interpretações inovadoras contidas nela e que, do ponto de vista desta, o equilíbrio com sub-utilização da capacidade não depende da existência de qualquer tipo de rigidez.

Palavras-chave: convergência; flexibilidade; desemprego involuntário.

After the publication of The General Theory of Employment, Interest and Money (hereafter, GT), an intense debate about its main preposition – that the long-run equilibrium of the economy is a position of involuntary unemployment – was established. The consensus view that emerged from it, known as neoclassical synthesis, established the triumph of the classical theory, according to which the long-run equilibrium of the economic system is characterized by full-employment of the labor force. According to the neoclassical synthesis, GT was a special case of the classical theory, the one where nominal wages and/or
nominal prices are rigid. The objective of the present paper is to restate the original arguments of the GT in order to show that the conventional interpretation went wrong and that there is enough elements if GT to show that a long-run equilibrium with involuntary unemployment may exist even if nominal wages and prices are flexible.

Keywords: convergence; flexibility; involuntary employment.

JEL: B13, B30, C61, C63

* Mestre em economia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professor e coordenador do curso de economia da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.
** Doutor pelo Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IE/UFRJ), professor do Departamento de Economia da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).