Texto para discussão 01/2008

Retorno em escolaridade no Paraná
Juliana K. van Zaist*, Luciano Nakabashi**, Márcio A. Salvato***

A baixa qualidade do sistema educacional brasileiro é um dos obstáculos ao crescimento de sua economia. Uma das maneiras para se reverter tal situação é a melhoria na qualidade de ensino, a qual depende, devido à restrição orçamentária do governo, da correta identificação das prioridades no que se refere à aplicação dos recursos entre os diferentes níveis de ensino. Sendo assim, esse estudo tem o intuito de analisar qual o nível de ensino mais importante na geração de renda e crescimento econômico no Paraná utilizando os micro-dados da PNAD de 2005 e o método de HECKMAN (1979). Para tanto, foram identificados os retornos em escolaridade de acordo com cada nível escolar. A conclusão é de que o ensino superior é o que apresenta maior retorno. No entanto, isso não significa que os outros níveis de ensino não sejam de crucial importância na decisão da alocação dos gastos destinados à educação.

Palavras-chave: retorno dos diferentes níveis de escolaridade; método de HECKMAN; investimentos no sistema educacional.

The Brazilian educational system low quality is considered as an obstacle for its economic growth. One way to overcome such situation is to improve the quality of education which, in turn, depends on the correct identification of the investment priorities on the different levels of education, due to government budgetary restriction. Therefore, the present study main goal is to analyze which one is the most important level of education on income generation and economic growth in Paraná State by means of 2005 PNAD micro data and HECKMAN procedure (1979). To accomplish this objective, the returns of different levels of education were estimated and the conclusion is that the undergraduate level is the one that brings the highest return. However, this does not imply that the other educational levels are not crucial in the policy makers’ decision of educational
resources allocation.

Keywords: returns of different levels of education; HECKMAN procedure; educational system investment.

JEL: C21, D31, I21, I28

* Economista pela Universidade Federal do Paraná.
** Doutor em economia pelo Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional da Universidade Federal de Minas Gerais (CEDEPLAR/UFMG), coordenador do Boletim de Economia & Tecnologia e professor do Departamento de Economia da Universidade Federal do Paraná (UFPR).
*** Doutor em economia pela Escola de Pós-graduação em Economia da Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro (EPGE/FGV-RJ) e professor adjunto da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG) e do Instituto Brasileiro de Mercados de Capitais de Minas Gerais (IBMEC-MG).