Texto para discussão 10/2008

Uma nota sobre idade da firma e salários: teoria e evidência
Luiz A. Esteves*

O período de tempo no qual uma empresa opera em um determinado mercado indica seu histórico de desempenho nos negócios. As evidências disponíveis sugerem que empresas maduras apresentam menores probabilidades de saída de mercado e de falência. A relação entre idade das empresas e salários capta, na realidade, a relação entre desempenho da firma e salários. A teoria econômica fornece duas hipóteses para tal relação: relação negativa decorrente de diferenciais compensatórios de salários e relação positiva decorrente da maior capacidade de pagamento das empresas maduras. O objetivo desse trabalho é testar tal relação para o caso brasileiro.

Palavras-chave: determinação de salários; desempenho das firmas; idade das firmas.

JEL: J01, J31, L25, L60

* Universidade Federal do Paraná e Università di Siena.