Texto para discussão 02/2009

Aplicação da lógica Fuzzy em processos de decisão econômica
Alexandre Souza*, Gabriel Porcile**

Na literatura econômica não convencional os aspectos cognitivos dos agentes (como a aceitação da hipótese de racionalidade limitada) e os aspectos institucionais (como as regras-de-polegar, heurísticas e convenções) recebem uma atenção destacada na análise dos processos de decisão econômica. Por sua vez, a lógica fuzzy, oferece tratamento formal de informações imprecisas e subjetivas encontradas em processos de tomada de decisão em ambientes de complexidade e incerteza. Neste trabalho procura-se destacar os elementos comuns e convergentes entre a lógica fuzzy e a literatura econômica não convencional, a partir da revisão teórica dos principais conceitos da lógica fuzzy e da racionalidade do comportamento econômico guiado por regras.

Palavras-chave: complexidade; incerteza; decisão; fuzzy.

In the nonconventional economic literature decision processes are mainly analyzed on the basis of cognitive aspects (such as the existence of limited rationality) and institutional aspects (such as rules of thumb, institutions and conventions). The fuzzy logic, in turn, offers a form of treating the decision process when agents only have imprecise and subjective information in a context of complexity and uncertainty. This paper discusses the points of convergence and complementarities between the fuzzy logic and the theory of behavior based on limited rationality and rule-guided economic behavior.

Keywords: complexity; uncertainty; decision; fuzzy.

JEL: B41, C45, D81

* Departamento de Economia, Banco Central do Brasil, e doutor em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).
** Departamento de Economia, Universidade Federal do Paraná (UFPR) e pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).