Texto para discussão 07/2009

Impacto econômico de curto prazo das Universidades Federais na economia brasileira
Cássio Rolim* Ricardo Kureski**

Este trabalho é a primeira etapa de um projeto mais amplo que pretende elaborar uma metodologia básica para a avaliação do impacto econômico de uma universidade, no curto prazo, sobre a região em que ela está inserida. Essa metodologia irá aplicar técnicas de insumo-produto utilizando a matriz de insumo-produto brasileira de 2005. A avaliação do impacto das universidades não é um exercício trivial, ainda que as principais questões metodológicas estejam amplamente debatidas na
literatura internacional. A grande dificuldade está na obtenção e seleção das informações sobre os gastos relevantes das universidades. Assim sendo, neste primeiro trabalho o principal objetivo foi testar as informações disponibilizadas pelos microdados do Censo do Ensino Superior de 2005 para construir os multiplicadores de renda e emprego considerando o impacto do conjunto das universidades na economia brasileira. Uma vez testado e solucionados os eventuais problemas a
próxima etapa será a redução da matriz nacional a uma matriz regional para a elaboração da metodologia básica do impacto regional.

Palavras-chave: impacto regional de universidades; multiplicadores de emprego e renda; insumo‐produto.

This paper is the first of a Project whose objective is to build up a methodology for the evaluation of the regional impact of an university. This methodology will use input‐output tools and the 2005 Brazilian inputoutput table. The major problems associated to such project are the data. The objective at this step is to test the data from the Censo do Ensino Superior (2005) in order to get employment and income multipliers of the impact of the Brazilian Federal Universities on the economy. The next step will consider the building up of regional input‐output tables.

Keywords: regional impact of universities; employment and income multipliers; input‐output.

* Professor do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Econômico da Universidade Federal do Paraná (PPGDE/UFPR).
** Professor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR), Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (IPARDES).