Texto para discussão 09/2009

Criação, destruição e realocação de empregos em países selecionados: uma meta-análise
Ricardo Schmidt Filho*, Luiz Alberto Esteves**, Maurício Bittencourt***

Este artigo realizou uma meta análise para os fluxos de criação, destruição e realocação de trabalho a partir de 62 artigos científicos para 35 países em um período que vai de 1963-2007. A análise procurou esclarecer alguns fatos estilizados da literatura do tema como a divergência de resultados entre o setor industrial e o setor serviços, diferenças entre países desenvolvidos e países em desenvolvimento, relação entre crescimento econômico e abertura econômica e os fluxos de trabalho. Os principais resultados encontrados foram: 1) o setor industrial destrói mais empregos e cria menos empregos do que a economia como um todo; 2) os mercados de trabalhos tornaram-se mais flexíveis com o passar das décadas, com maiores fluxos de emprego década após década; 3) Os países da Civil Law têm taxas de criação e de variação líquida superiores aos países da Commom Law, que por sua vez apresentaram uma taxa de destruição superior; 4) Os países emergentes apresentaram taxas superiores em todos os fluxos quando comparados com os países da OCDE e às economias em transição; 5) Os países em desenvolvimento apresentam uma criação de empregos maior que os desenvolvidos e 6) Quanto maior o crescimento e quanto maior a abertura da economia, maior será a criação líquida de empregos, uma vez que a destruição se torna menor.

Palavras-chave: emprego; rotatividade; meta-análise.

This paper uses meta-analysis to investigate job creation, job destruction, and job reallocation among 62 studies for 35 countries for the period 1963-2007. The analysis aimed to clarify some stylized facts from the literature about the topic such as the differences among industrial and service sectors, differences among developing and developed countries, the relationship among economic growth, opening of the economy, and job flow. The main results found were: 1) the industrial sector destroys more jobs and creates fewer jobs than the rest of the economy; 2) the labor markets became less flexible over time, with larger job flows after every decade; 3) the Civil Law countries have rate of job creation and net job variation larger than those Common Law countries, whose rate of job destruction is larger; 4) the emerging countries presented larger rates for all flows analyzed when compared to the OECD countries and to the transition economies; 5) the developing countries showed larger rate of job creation than the developed ones; and 6) the larger the economic growth and market opening, the larger is the net rate of job creation, since the job destruction is smaller.

Keywords: employment; job flows; meta-analysis.

* Doutorando em Desenvolvimento Econômico da Universidade Federal do Paraná (UFPR), e bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
*** Professor do Departamento de Economia da Universidade Federal do Paraná (UFPR).