Texto para discussão 10/2009

Acumulação de capital, restrição externa, hiato tecnológico e mudança estrutural: teoria e experiência Brasileira
Marcos Tostes Lamonica*, José Luis Oreiro**, Carmem Feijó***

Os períodos de crescimento acelerado da economia brasileira do pós-guerra até a década de 1970 foram constrangidos pela restrição externa. Propomos nesse artigo um modelo baseado em Kaldor, onde estabelecemos uma relação entre acumulação de capital, hiato tecnológico e restrição externa ao crescimento de longo-prazo para economias periféricas. A hipótese básica do modelo é que a acumulação de capital, sob certas condições, pode contornar a restrição externa ao crescimento dessas economias desde que o esforço de acumulação seja capaz de produzir uma mudança estrutural no sentido de aumentar a participação relativa dos setores mais dinâmicos do ponto de vista tecnológico. Essa mudança estrutural irá resultar em um aumento gradual da elasticidade-renda das exportações e numa redução da elasticidade-renda das importações, aumentando assim a taxa de crescimento do produto real que é compatível com o equilíbrio de longo-prazo do balanço de pagamentos. Ilustramos ao final do artigo que a economia brasileira do pós-guerra até os anos 1970 apresentou uma elevada taxa de acumulação de capital, aprofundando o processo de substituição de importações, o que na nossa interpretação contribuiu para parcialmente permitir relaxar a restrição externa ao crescimento de longo-prazo.

Palavras-chave: mudança estrutural, progresso tecnológico, industrialização, restrição externa.

The periods of fast growth in the Brazilian economy from the post-war until the end of the 1970s have been constrained by imbalances in the foreign sector. We propose in this paper a model, based on Kaldor, where capital accumulation, technological gap and long run external constrain are connected. Our hypothesis is that capital accumulation, under certain circumstances, can overcome external constrain if the accumulation effort promotes structural change increasing the importance of sectors technological-intensive. It is expected that the structural change in this direction will contribute to an increase in the income-elasticity of exports and to a decrease in income-elasticity of imports, resulting in the increase in the growth rate of real product compatible with the balance of payments equilibrium in the long run. The last part of the paper shows that the high
investment rate observed in the Brazilian economy from the post-war period until the end of the 1970s resulted in the deepening of the import substitution process, what, in our interpretation, contributed to partially increase the long run growth rate of the Brazilian economy compatible with the balance of payment equilibrium.

Keywords: structural change, technological progress, industrialization, external restriction.

* Professor do Departamento de Economia da Universidade Federal Fluminense. Email: marcostostes@hotmail.com.
** Professor do Departamento de Economia da Universidade de Brasília, Pesquisador Nível I do CNPq e Membro da Associação Keynesiana Brasileira.
*** Professora do Departamento de Economia da Universidade Federal Fluminense, Pesquisadora Nível I do CNPq e Membro da Associação Keynesiana Brasileira.