Texto para discussão 12/2009

A trajetória empreendedora e o processo de internacionalização do grupo GERDAU
Felipe Athia*, Armando Dalla Costa**

Dentro de 50 anos, o Grupo Gerdau foi capaz de transformar uma fábrica de pregos em um dos maiores conglomerados industriais do Brasil e da América Latina, estando presente em 14 países e exportando para os cinco continentes. É considerado, atualmente, o 13º maior produtor de aço do mundo, tendo produzido cerca de 20 milhões de toneladas em 2008, possuindo diversas fábricas no exterior. O processo de internacionalização da empresa se iniciou em 1980, com a compra da siderúrgica uruguaia Laisa. Em seguida, o Grupo expandiu suas atividades para o Canadá, Argentina, Chile, Estados Unidos, Espanha e México, dentre outros. A expansão internacional passou a ser significativa a partir de 1999, com a aquisição da AmeriSteel, nos Estados Unidos. Embora a empresa já estivesse presente no Canadá (Courtice Steel e Manitoba Rolling Mills, adquiridas, respectivamente, em 1989 e 1995), a AmeriSteel foi a “porta de entrada” para muitos outros investimentos na América do Norte; atualmente o Grupo é o 2o maior produtor de aço nessa região. A proposta deste trabalho é analisar a expansão produtiva e comercial da empresa, utilizando o arcabouço teórico do crescimento da firma e, ainda, identificar – através das teorias de internacionalização da firma existentes – o perfil da atividade internacional do Grupo.

Palavras-chave: Gerdau, teoria do crescimento da firma, internacionalização da firma, paradigma eclético da internacionalização, comércio internacional, economia industrial, siderurgia.

Within 50 years, Gerdau Group was capable of transforming a nail industry into one of Brazilian’s and Latin America’s biggest industrial conglomerates, being present in 14 countries and exporting for the five continents. It is considered, nowadays, the 13th biggest steel producer in the world, having produced around 20 million ton in 2008, owning many factories abroad. The internationalization process has started in 1980, when the company bought the uruguayan siderurgic Laisa. In the following step, the Group expanded its activities to Canada, Argentina, Chile, United States, Spain and Mexico, among others. The international expansion became significative in 1999, with the aquisition of AmeriSteel, in the United States. Even though the company was already present in Canada (Courtice Steel and Manitoba Rolling Mills, adquired, respectively, in 1989 and 1995), AmeriSteel was the “entrance door” for many other investments in North America; the Group is considered, nowadays, the 2o biggest productor of steel in this region. The purpose of this paper is to analyze the productive and commercial expansion of the company, using the theory of the growth of the firm and, yet, identify – through the existing theories of internationalization of the firm – the profile of international activity of the Group.

Keywords: Gerdau, theory of the growth of the firm, internationalization of the firm, eclectic paradigm of internationalization, international trade, industrial economy, siderurgy.

* Estudante de Economia da Universidade Federal do Paraná (UFPR).
** Doutor pela Université de Paris III (Sorbonne Nouvelle) e Pós Doutor pela Université de Picardie Jules Verne, Amiens. Professor no Departamento de Economia e no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Econômico da UFPR. Coordenador do Núcleo de Pesquisa em Economia EmpresarialKeynesiana Brasileira.