Texto para discussão 01/2010

As fontes da determinação da escolaridade dos trabalhadores da indústria de transformação brasileira
Rafael Camargo de Pauli*, Luciano Nakabashi**, Armando Vaz Sampaio***

Neste artigo, analisamos as fontes das oscilações na demanda por trabalhadores, de acordo com seus respectivos níveis de escolaridade, na indústria de transformação brasileira, entre 1994 e 2008. Consideramos duas teorias para explicar essas fontes: o teorema de Heckscher-Ohlin (H-O) e a hipótese do viés de habilidade. Na análise empírica, utilizamos a análise de decomposição para verificar qual delas se ajusta melhor aos dados. Os resultados dão um fraco suporte à teoria do viés de habilidade para os trabalhadores com ensino superior completo. Adicionalmente, os resultados apontam que as forças do comércio internacional destacadas pelo teo-rema de H-O têm relevância no caso da economia brasileira. Contudo, verificou-se que o aumento da oferta de trabalhadores com qualificação intermediária foi a principal causa do aumento da escolaridade da força de traba-lho da indústria de transformação.

Palavras-chave: indústria de transformação; teorema de Heckscher-Ohlin (H-O); hipótese do viés de habilidade; qualificação dos trabalhadores.

In this article, we analyze the swings sources of demand for labor force, according to the level of schooling, in the Brazilian manufacturing industry, in the 1994-2008 period of time. We consider two theories to explain these swings sources: the Heckscher-Ohlin Theorem (H-O) and the ability bias hypothesis. In the empirical analysis, we make use of decomposition analysis to verify which one of them best fits the data employed. The results of the empirical analysis give little support to the ability bias hypothesis when we utilize higher education labor force. Additionally, we find out that the international trade forces emphasized by the H-O Theorem are relevant in the Brazilian economy. However, it was verified that the increase of intermediate level of education labor force supply was the main cause of schooling increase in the manufacturing industry labor force.

Keywords: manufacturing industry; Heckscher-Ohlin Theorem; ability bias hypothesis; labor force qualification.

JEL: J23; J24; J31; L16

* Mestre em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).
** Doutor em Economia pelo Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional da Universidade Federal de Minas Gerais (CEDEPLAR/UFMG), coordenador do Boletim Economia & Tecnologia e professor do Departamento de Economia da Universidade Federal do Paraná (UFPR).
*** Doutor em Economia pela Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" da Universidade de São Paulo (ESALQ/USP) e professor do Departamento de Economia da Universidade Federal do Paraná (UFPR).