Texto para discussão 13/2009

O grupo Randon: estratégia e trajetória de expansão a partir do enfoque da teoria evolucionária da firma
Armando Dalla Costa*, Elson Rodrigo de Souza-Santos**

O objetivo desse trabalho é explorar a estratégia e trajetória de expansão do Grupo Randon. Essa empresa nasceu como uma pequena oficina mecânica em Caxias do Sul – RS, na década de 1940, fundada pelos irmãos Raul Anselmo e Hercílio Randon frente a necessidade de um meio de sustento. Nas décadas de 1950 e 1960 os irmãos souberam aproveitar o cenário favorável e criaram oportunidades para transformar a mecânica em indústria, tornando-a líder no mercado de implementos rodoviários. Nos anos 1970 a firma abriu o capital e se modernizou rapidamente para dar início a um novo processo de expansão que foi abortado pela crise do começo dos anos 1980 a ponto de forçá-la a pedir concordata preventiva. Após isso a Randon novamente passou a crescer através de empresas nos segmentos de autopeças, consócios, veículos especiais e implementos. Simultaneamente, pós concordata, a firma passou a apresentar características de multinacional, não apenas sendo uma grande exportadora, mas tendo plantas industriais no exterior e em busca de parcerias e investidores para viabilizar seus planos.

Palavras-chave: Grupo Randon; empresa familiar; expansão; conglomerado.

The objective this paper is explorer the strategic and trajectory of expantion of the of the Randon Group. This enterprise born how garage little in city of Caxias do Sul – RS, in the south of Brazil at decade of 1940, grounded over Raul Anselmo and Hercílio Randon brothers front the need of a means of survive. In the decades of 1950 and 1960, the Randon brothers known harness the environment and create the opportunities for transformed the garage in industry, leader in the market of implements for trucks. In the decade of 1970 the enterprise transformed in S. A. with holding negotiate in stock exchange for viable itself expantion, damage for crisis of the decade of 1980 that provoked an situation hard to firm. After this fact, the Randon Group again to growth across of enterprise in the market of car spare, financial services, special vehicles and implements. Moreover, the Randon Group have vacation for be multinational not only and great export, but with industrial plants in others countries and search of investors and partner for growth.

Keywords: Randon Group; family enterprise; expansion; conglomerate.

* Pós Doutor pela Université de Picardie Jules Verne, Amiens, França e Doutor pela Université de Paris III (Sorbonne Nouvelle). Professor no Departamento de Economia e no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Econômico da UFPR. Coordenador do Núcleo de Pesquisa em Economia Empresarial.
** Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Federal do Paraná, membro
do Núcleo de Pesquisa em Economia Empresarial - NUPEM. Bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).