Texto para discussão 04/2010

Uma análise espacial do índice de desenvolvimento municipal da micro e pequena empresa (IDMPE) no Paraná
Leonardo de Magalhães Leite*, Wilhelm Eduard M. A. Meiners**, Luiz Alberto Esteves***

Por meio da análise exploratória dos dados espaciais e modelagem econométrica-espacial, este trabalho pretende analisar as interações espaciais presentes no Índice de Desenvolvimento Municipal da Micro e Pequena Empresa do Paraná (IDMPE/PR). Os resultados sugerem a presença de autocorrelação espacial, indicando a presença de clusters.

Palavras-chave: índice de desenvolvimento municipal; micro e pequena empresa; Paraná.

Through for spatial econometrics – an exploratory analysis of spatial data and spatial econometric modeling - this work intend to analyze the spatial interactions present in the Municipal Development Index of Micro and Small Enterprise of Paraná (IDMPE/PR). The results suggest the presence of spatial autocorrelation, indicating some clusters.

Keywords: municipal development index; micro and small enterprise; Paraná.

* Mestre em Desenvolvimento Econômico e professor substituto da Faculdade de Economia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).
** Coordenador de Projetos do Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBQP).
*** Professor do Departamento de Economia da Universidade Federal do Paraná.

PDF (PDF - 1,2 MB)