IPAE-UFPR
A Revista Economia & Tecnologia passa a divulgar trimestralmente no seu site o Índice Paranaense de Atividade Econômica - IPAE-UFPR que consiste em uma mensuração da evolução trimestral da economia paranaense, buscando expressar em apenas um indicador sintético a evolução de diversos setores econômicos. A composição do indicador compreende uma média ponderada dos índices de quantum das atividades agricultura, pecuária, indústria e comércio, sendo seu início no primeiro trimestre de 2002 e o último dado refere-se ao terceiro trimestre de 2014 como pode ser visto no gráfico abaixo onde encontra-se o IPAE-UFPR juntamente com seus componentes.
Nessa divulgação, apresentamos os dados relativos ao desempenho da economia paranaense para os três primeiros trimestres do ano. Os dados apontam para um rompimento no quadro de recessão caracterizado pelas variações negativas do IPAE-UFPR observadas nos últimos três trimestres. Com respeito aos resultados setoriais, cabe incialmente destacar que o IPAE-UFPR agora contempla um escopo mais amplo da atividade de serviços. Os setores com maior crescimento no trimestre foram a agricultura e a indústria.
A cada três meses o Índice IPAE-UFPR será divulgado através desse endereço e trará um panorama de como a economia do Estado do Paraná está evoluindo. Dessa forma, o índice cobre uma lacuna ao divulgar para a sociedade a trajetória na qual a economia paranaense se encontra, contribuindo para a tomada de decisão não só de empresários como formuladores de política pública.
A análise completa da economia paranaense através dos resultados do Índice IPAE-UFPR poderá ser analisada abaixo, onde os resultados encontram-se disponíveis em versão Excel® e PDF®.
Sugestões e comentários podem ser encaminhados para ret@ufpr.br
Período de cobertura dos dados originais: 1° trimestre de 2002 até 3° trimestre de 2014.
Dados - |
|
|